Características da raça Bonsmara



Características da raça Bonsmara

100% Bonsmara, 100% Macia! O fato do gado Bonsmara ser um animal originário de raças não Zebuínas, Africâner (Bos taurus africanus, Sanga), Shorthorn e Hereford (Bos taurus taurus), produz no cruzamento com raças zebuínas, 100% de heterose. Isso significa aproximadamente 20 a 25% de ganho nas características economicamente importantes, como: ganho de peso.

O fato do gado Bonsmara ser um animal originário de raças não Zebuínas, Africâner (Bos taurus africanus, Sanga), Shorthorn e Hereford (Bos taurus taurus), produz no cruzamento com raças zebuínas, 100% de heterose. Isso significa aproximadamente 20 a 25% de ganho nas características economicamente importantes, como: ganho de peso, precocidade sexual e de acabamento.

No meio pecuário, “adaptado” é um animal 100% taurino, que realmente consegue trabalhar e ter boa performance sob o clima tropical. Um touro adaptado consegue cobrir a campo uma quantidade expressiva de vacas, durante vários anos. Adaptação é a primeira característica avaliada pelos técnicos, que depois, seguem para as outras. Se o animal demonstrar qualquer indício de má adaptação ao meio ambiente tropical é descartado.

– Características importantes na seleção da raça (após adaptação):

Fertilidade: é a principal e mais importante característica de um rebanho.
Precocidade: tanto as fêmeas como os machos são selecionados para atingir a puberdade o mais cedo possível.
Intervalo entre partos: característica de grande importância dentro do sistema de avaliação da raça.
Libido: característica extremamente importante e necessária aos machos.
Qualidade espermática: esta é uma qualidade importante que deve ser mantida durante vários anos, mostrando que não há degeneração testicular devido ao calor dos trópicos.

PRODUÇÃO:

Ganho de peso: o animal deve ter genética de ganhar peso rapidamente.Porém, sem aumentar muito altura e tamanho. A raça deve manter porte médio.

Acabamento: o animal deve estar “acabado”, com cobertura de gordura entre 3 e 6 mm a partir de 16 ,17 @. Uma característica particular da raça é a deposição precoce de gordura por toda a carcaça.

Peso ao nascer: o animal deve nascer pequeno, facilmente e sem ajuda do criador.

Relação bezerro/vaca: a vaca deve ter porte médio e desmamar o bezerro com 50% do peso dela. Essa qualidade é muito selecionada nos rebanhos da África do Sul.

Conversão alimentar: é a busca de animais que ingerindo a mesma quantidade de alimentos ganham mais peso.

Temperamento: esta é talvez a mais importante das características que geram resultados econômicos. Pesquisas demonstram que animais mais calmos ganham mais peso e têm melhor conversão alimentar. Além de serem mais seguros no manejo, sofrerem menos acidentes e produzirem carne de melhor qualidade. Devido a tudo isso, é dada muita importância nessa avaliação, e qualquer animal macho ou fêmea que demonstre agressividade é descartado. Esse rigor nas avaliações resultou numa da raças mais dóceis conhecidas.




Receba notícias do
Leilão Bonsmara Fazenda Santa Silvéria 2019