O uso estratégico do cruzamento industrial no gado de corte permite maximizar a eficiência, melhorar a qualidade da produção e adaptar a criação às condições específicas de cada região ou sistema de produção.
O cruzamento de raças distintas causa a Heterose, um fenômeno biológico onde cruzamento entre diferentes raças pode resultar em animais mais vigorosos e produtivos, melhores que seus pais.
“A heterose é de graça e é o maior fator de ganho do pecuarista que usa animais de raças diferentes. Se o criador de vaca nelore usar um touro Bonsmara ele terá de 20 a 25% a mais de peso nos bezerros e nos animais adultos por conta do que chamamos de ‘choque de sangue’. O Nelore e o Bonsmara não tem genes comuns, e por isso se complementam. O Bonsmara vai colocar na zebuína mais ganho de peso, temperamento, precocidade, então esse animal resultado desse meio sangue é sensacional.
Usar os touros Bonsmara Santa Silvéria significa possibilitar o cruzamento industrial a campo, simplificando o manejo e tendo excelentes resultados no rebanho, aumentando a produtividade da fazenda”,
Clélia Brissac de Camargo Pacheco